Mesmo o coaching tendo uma história
bastante antiga e com uma metodologia muito inovadora e de resultados, ele é
muitas vezes mal compreendido e chega a ser até um jargão
Os cuidados no momento de contratar um coach
Mesmo o coaching tendo uma história bastante antiga e com uma metodologia
muito inovadora e de resultados, ele é muitas vezes mal compreendido e chega a ser até um jargão. Em meio a tantas reuniões e treinamentos dentro das empresas aqui e ali, sempre iremos ouvir a palavra coaching tanto quanto as palavras “desafio” e “lucro”. Além do uso e conceito inadequado da palavra, há algo que certamente é mais grave, que é a venda de cursos de coaching em todo o Brasil, por pessoas totalmente despreparadas. Como não há um conselho que regulamenta a prática desta atividade, a ausência de um conselho regulador acaba abrindo espaços para pessoas mal-intencionadas e despreparadas. Segundo Whitmore, o coaching tem corrido o risco de ser mal interpretado, mal entendido e desprezado como algo que não é tão novo e diferente, nem cumpre suas promessas. Todo cuidado é pouco antes de contratar os serviços de coaching, antes de qualquer coisa é preciso levantar informações seguras e importantes como nos alerta uma matéria da Revista Exame que nos apresenta cinco dicas para identificar pessoas que vendem outros serviços como se fossem coaching, como mostra o quadro abaixo.
Dicas para identificar pessoas que não são coach.
1. Ele diz ser coach, mas faz consultoria.
O Coaching não é consultoria, uma vez que está faz diagnóstico e avaliações
com visitas nas empresas e um aconselhamento e interferência direta baseada
na expertise do consultor, ou seja, o consultor diz o que deve-se fazer, já
o coaching não pode assumir este papel. Durante um processo de coaching, a
pessoa é provocada a refletir, mas deve encontrar as respostas sozinhas.
Na consultoria, o profissional recebe o caminho das pedras.
2. Ausência de formação.
O alerta vermelho acende para profissionais que não possuem formação.
Por isso, um dos cuidados mais importantes é checar a qualificação do
profissional que oferece serviços de coaching.
3. Ele não é vinculado a nenhuma organização
Coaches que engasgam na hora em que você perguntar de credenciais e
certificações em instituições de coaching devem ser encarados com muita
desconfiança.
4. Ele se recusa a oferecer referências do seu trabalho.
A chave para ter certeza de que a pessoa está preparada para prestar
serviços de coaching está na sua lista de clientes.
5. O coach afirma que a experiência corporativa é a sua principal credencial.
Para um mentor ou conselheiro de carreira, a experiência corporativa é
a grande
credencial. Mas, está máxima não vale para os serviços de coaching. O
coach não precisa entender do negócio, na verdade é melhor que ele não
entenda, senão correr-se o risco do coaching virar consultoria.
Por fim, as dicas apresentadas acima são muito importantes, pois no
mercado há
uma proliferação de serviços que usam o nome de coaching e que em nada
está baseado na verdadeira metodologia. Tal prática de enganação é comum
porque o coaching é um nome que vende, especialmente para quem não o conhece.
E com essas dicas podemos ter mais segurança de estar contratando um serviço
com qualificação.