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Os cuidados no momento de contratar um coach

Victor Lopes

Mesmo o coaching tendo uma história bastante antiga e com uma metodologia muito inovadora e de resultados, ele é muitas vezes mal compreendido e chega a ser até um jargão
Os cuidados no momento de contratar um coach

Mesmo o coaching tendo uma história bastante antiga e com uma metodologia muito inovadora e de resultados, ele é muitas vezes mal compreendido e chega a ser até um jargão. Em meio a tantas reuniões e treinamentos dentro das empresas aqui e ali, sempre iremos ouvir a palavra coaching tanto quanto as palavras “desafio” e “lucro”. Além do uso e conceito inadequado da palavra, há algo que certamente é mais grave, que é a venda de cursos de coaching em todo o Brasil, por pessoas totalmente despreparadas. Como não há um conselho que regulamenta a prática desta atividade, a ausência de um conselho regulador acaba abrindo espaços para pessoas mal-intencionadas e despreparadas. Segundo Whitmore, o coaching tem corrido o risco de ser mal interpretado, mal entendido e desprezado como algo que não é tão novo e diferente, nem cumpre suas promessas. Todo cuidado é pouco antes de contratar os serviços de coaching, antes de qualquer coisa é preciso levantar informações seguras e importantes como nos alerta uma matéria da Revista Exame que nos apresenta cinco dicas para identificar pessoas que vendem outros serviços como se fossem coaching, como mostra o quadro abaixo.

Dicas para identificar pessoas que não são coach.

1. Ele diz ser coach, mas faz consultoria.
O Coaching não é consultoria, uma vez que está faz diagnóstico e avaliações com visitas nas empresas e um aconselhamento e interferência direta baseada na expertise do consultor, ou seja, o consultor diz o que deve-se fazer, já o coaching não pode assumir este papel. Durante um processo de coaching, a pessoa é provocada a refletir, mas deve encontrar as respostas sozinhas. Na consultoria, o profissional recebe o caminho das pedras.

2. Ausência de formação.
O alerta vermelho acende para profissionais que não possuem formação. Por isso, um dos cuidados mais importantes é checar a qualificação do profissional que oferece serviços de coaching.

3. Ele não é vinculado a nenhuma organização
Coaches que engasgam na hora em que você perguntar de credenciais e certificações em instituições de coaching devem ser encarados com muita desconfiança.

4. Ele se recusa a oferecer referências do seu trabalho.
A chave para ter certeza de que a pessoa está preparada para prestar serviços de coaching está na sua lista de clientes.

5. O coach afirma que a experiência corporativa é a sua principal credencial.
Para um mentor ou conselheiro de carreira, a experiência corporativa é a grande credencial. Mas, está máxima não vale para os serviços de coaching. O coach não precisa entender do negócio, na verdade é melhor que ele não entenda, senão correr-se o risco do coaching virar consultoria.

Por fim, as dicas apresentadas acima são muito importantes, pois no mercado há uma proliferação de serviços que usam o nome de coaching e que em nada está baseado na verdadeira metodologia. Tal prática de enganação é comum porque o coaching é um nome que vende, especialmente para quem não o conhece. E com essas dicas podemos ter mais segurança de estar contratando um serviço com qualificação.